sara é uma criadora de enredos emocionais. insemina, mistura e enleia emoções de forma única.
Sara Martins (1996), Monchique nas raízes e o sossego da serra no olhar que lhe despertaram a criatividade. Foi nas margens da barragem da Bravura que se deu a origem da sua escrita e se aguçou a curiosidade que resultou na busca de entendimentos e explorações visuais. Lançou o seu primeiro livro “No Avesso das Horas”, editado pela Epopeia Books™, em 2019, marcando também o início de uma jornada de criação performativa.
Foi uma das forças motrizes da colectânea poética “O Eco dos Pássaros”, em 2021, onde aliou a palavra ao design editorial, e foi convidada para, juntamente com 30 autoras contemporâneas portuguesas, ser exposta na antologia bilíngue “Tras los Claveles”, em 2022.
No campo performativo, apresentou pela primeira vez o espetáculo poético “No Avesso das Palavras", onde atua a par do autor Tiago Marcos, em 2020, seguindo-se a sua performance individual, “O Esculpir da Sombra”, em 2021. Também partilhou palco com as autoras Cláudia Tomé Silva e Ana Simão, na performance “Roer o Silêncio”, em 2023.
No Avesso das horas
Publicado em 2019, “No Avesso das Horas” apresentou-nos o mundo de Sara Martins. Uma poesia cheia de corredores estreitos onde nos sentimos apertados pelas paredes e empurrados por um forte fluxo de emoções. Esta obra é levada parcialmente a palco pela própria autora nos espetáculos performartivos “O Esculpir da Sombra” e “No Avesso das Palavras”.
Na dança do malmequer
O primeiro tema de poesia declamada de Sara Martins traz-nos o poema “Na Dança do Malmequer”, poema inédito que fará parte do próximo livro da jovem autora. Com sonorização de Alfaro, este tema prepara aquela que será também o seu primeiro trabalho discográfico já anunciado com o nome “O Esculpir da Sombra”.
próximos EVENTOS
EVENTOS anteriores
-
"Um estilo Barroco na construção mas contemporâneo na expressão"
por Prof. Jorge Silva