“O que resta da espera é apenas um vazio” - “Espero” é o novo tema de Sara Martins

“Espero” , o terceiro tema de spoken word da autora e performer, chega às plataformas digitais no dia 18 de dezembro. 

Depois de "A Dança do Malmequer" e de "Choro de Criança" chega-nos "Espero", o novo tema de "spoken word" de Sara Martins. 

A performer e autora, têm vindo a levantar o véu sobre o seu LP "Esculpir a Sombra" que deverá sair brevemente. 

“A Dança do Malmequer” apresenta-nos uma lengalenga enfeitiçante, o “Choro”, um sombrio e desesperado grito de criança. O que podemos esperar deste novo tema?

No “Espero” vão-se encontrar com a melancolia de alguém, uma tristeza que provém de um amor não correspondido ou “alimentado por migalhas”. É o relato de uma espera infinita, por algo que pode nem acontecer. O que resta dessa espera é apenas um vazio, tanto que o sujeito poético sente-se como se já tivesse sucumbido, restando-lhe apenas a esperança que, com o passar do tempo, o levará a findar cada vez mais.

Sentes que existe uma linha condutora que une todos os temas?

Nunca pensei muito sobre isso pois os poemas surgem-me de forma espontânea, sem que os force a colarem uns com os outros mas, pensando um pouco sobre o assunto, acho que a esperança e a necessidade de alguém ser ouvido, estão presentes nestes três temas. 

No tema “A Dança do Malmequer” temos uma flor a “pedir socorro”, desesperada que a ouçam, na esperança de que a sua morte não sirva apenas para satisfazer a superstição de um ser humano - se alguém “bem-o-quer ou mal-o-quer”. No “Choro” encontramos uma criança que deseja ser ouvida e, alguém que espera conseguir chorar como essa criança para que, cansada, possa adormecer e esquecer os seus problemas. Por fim, no “Espero”, existe a esperança de que, um dia, esse amor aconteça e cresça de forma equilibrada.

Que novidades podemos esperar em 2025?

Mais poesia, com certeza! Espero conseguir lançar mais temas em vídeo, como aconteceu com estes três últimos. A vontade de escrever também tem aparecido e, não garanto, mas gostava que um novo livro ganhasse forma e saísse já no próximo ano. Neste momento são apenas hipóteses, mas irei trabalhar de forma a que realmente se concretizem o mais rápido possível. 

"Espero" estará disponível no dia 18 de dezembro nas diversas plataformas de streaming e virá acompanhado de um vizualizer disponível no seu canal de Youtube.

Anterior
Anterior

The Mirandas procuraram a esperança de reavivar o Rock and Roll num concerto épico no Club Farense

Próximo
Próximo

Com uma sonoridade eletrizante, dia 14 de Dezembro chega-nos o novo álbum dos The Mirandas, “Digging for Hope”