Helena Madeira revela as “Melodias Eternas de Sefarad”
O concerto que marca o lançamento do terceiro álbum da artista está marcado para dia 16 de Março pelas 17h, no Cineteatro Louletano, em Loulé.
Mergulhando na melodia transcendente secular e no repertório sefardita transmitido de geração em geração, Helena Madeira apresenta o seu terceiro trabalho autoral “Melodias Eternas de Sefarad”.
Licenciada em Antropologia e Língua Italiana, foi na música que desde cedo Helena encontrou a sua vocação. Iniciou o estudo do canto lírico com Fernando Serafim na Juventude Musical Portuguesa prosseguindo depois Escola de Jazz do Hot Club em Lisboa. Em 2004, integrou o grupo de música tradicional portuguesa, Dazkarieh, e em 2006 assumiu o papel de vocalista no grupo de world music, MU, com quem se manteve até 2014, ano em que apresentou o seu primeiro trabalho a solo “Da Voz do Embondeiro”.
Em 2020, nas vésperas de pandemia, lançou o seu segundo trabalho de originais com “Cenário Divergente”, num regresso às raízes da música portuguesa, onde a harpa se assumiu como a rainha soberana na composição musical de Helena.
“Melodias Eternas de Sefarad”, renasce agora, cinco anos depois numa ode a todos os povos que enfrentaram a diáspora em estradas sinuosas e ameaçados pela extinção. É acima de tudo, uma homenagem aqueles que se recriaram, que não se esqueceram e que cantam sobre a sua história.
O concerto conta ainda com a participação do músico Luís Lourenço.
O espetáculo está classificado como M/6 e conta com uma duração de 60 minutos sem intervalo.
A entrada tem um custo de 8€ podendo os bilhetes ser adquiridos na bilheteira do Cineteatro de Loulé.