Maria Bispo apresenta “Conversas de Colher da Avó Maria” 

A apresentação está marcada para dia 27 de outubro às 15h, no Espaço Cultura da FNAC Faro.

Maria Bispo já não é uma novata no que toca à escrita. A autora, revelou-se no mundo literário pela primeira vez em 2004 com o conto “O Menino Que Não Chorava Nem Ria”, e a este seguiram-se mais 5 contos, o último publicado em 2016. 

Agora, passados 8 anos, a autora volta a encontrar-se na escrita, desta vez, apresentando-nos a sua mão para a culinária. Editado pela Epopeia Books™ em Outubro de 2024, mais do que um simples livro de receitas, o “Conversas de Colher da Avó Maria” é uma compilação de memórias e uma homenagem à tradição à volta da mesa. 

Pelo paladar, Maria, leva-nos numa viagem às suas memórias de pequenina. Pela colher de pau, recorda a mãe, a avó, a bisavó e um número incontável de amigos que se cruzaram na sua vida e lá deixaram uma marca gastronómica. 

Estas receitas, afirma a filha Tereza na dedicatória, “são uma expressão do espírito inovador, irreverente e criativo” da autora. “Cada prato é uma lembrança de momentos partilhados à mesa, onde a comida sempre foi o elo de ligação.” completa ainda Matilde Bispo.

E se recordar é recriar, é também re-inventar e a autora fá-lo com maestria, reinventando a forma, os ingredientes e a maneira como se apresentam, “pois só assim, sei cozinhar.” Este livro é portanto uma compilação de sabores, antigos e novos, de raiz algarvia e alentejana com influências internacionais. A autora afirma ainda que esta obra é muito mais do que uma coletânea de receitas, “é um testemunho do que permanece para além da matéria volátil da existência humana" . 

A sessão de apresentação é aberta ao público, de entrada livre e sem necessidade de reserva. Na mesa, contaremos com a presença de Maria Bispo, a autora, Luís Caracinha, editor, o Dr. Jorge Leitão, a Professora Alexandra Gonçalves e Gil Silva, diretor do Teatro das Figuras.

O livro já está disponível para venda na nossa loja online.

Anterior
Anterior

Nelson Dias espera provocar a comunidade para a construção de territórios mais resilientes no seu novo livro “Cuidadores do Território”.

Próximo
Próximo

The Mirandas sobem aos palcos com uma tropicália frenética que prepara o o caminho para o primeiro LP