“O Alentejo respira e transpira o cante.” - Francisco Horta lança “No Tempo dos Girassóis”, o seu primeiro single
“No Tempo dos Girassóis”, estará disponível nas plataformas digitais no dia 19 de Julho.
Finalista da 4ª edição do The Voice Kids Portugal pela equipa do mentor Carlão (2º lugar), foi com apenas 14 anos, que o jovem natural de Baleizão se viu catapultado para os grandes palcos do pequeno ecrã.
A sua vivência na pequena aldeia onde nasceu e cresceu, moldou o seu amor pela música desde cedo e que agora se revela no primeiro single “No Tempo dos Girassóis”.
O tema contou com a letra e música de Paulo Ribeiro, guitarras e baixo de João Nunes, bateria e percussões de João Romão, harmónica de Gonçalo Filipe de Sousa, produção de Paulo Ribeiro e mistura de João Nunes. O videoclipe contou ainda com a imagem de Nelson Canhita e Frederico Moedas e a edição de Igor Santos, Rodrigo Coxilha e Vanessa Conke.
Conversamos com o Francisco que nos contou mais sobre o seu percurso e o novo lançamento.
Como é que a música apareceu na tua vida?
A música está presente na minha vida desde sempre. Quando tinha uns 5 anos, lembro-me de no ATL de verão, terem criado um grupo de cante alentejano com os miúdos. Acho que foi nesse momento que despertou o meu real interesse pela música e por este estilo musical que tanto me influencia.
Depois desse episódio, comecei a integrar grupos corais, incluindo, desde os 6 anos, o Grupo Coral de Baleizão, que é a minha terra.
Como é que o teu percurso foi dar ao The Voice? Qual foi o impacto do programa?
A ideia de ir ao The Voice Kids Portugal, apareceu de um momento para o outro. Já conhecia o formato de ver na televisão e decidi, muito apoiado pela minha família, ir tentar a minha sorte.
O programa foi muito importante no meu crescimento. Foi uma evolução em termos musicais mas também na minha maturidade. Aprendi muito com a experiência, com os conselhos dos mentores e mesmo com a convivência com os meus colegas.
Quais são as tuas inspirações no mundo da música?
Acho que a inspiração na música tradicional alentejana, nas modas e cantigas e no cante é inevitável tendo em conta o meu percurso e o lugar de onde venho. O Alentejo respira e transpira o cante. Ainda assim, o cantor que mais admiro e que mais gosto de ouvir, é o João Pedro Pais, acho que têm um percurso sólido e admirável.
A viola campaniça sempre esteve presente na tua vida?
Quando ouvi a viola campaniça pela primeira vez quis logo aprender a tocar e nunca mais a larguei. Anda sempre comigo para todo o lado! Levo-a sempre quando vou ter com os meus amigos lá na aldeia e acabamos sempre a cantar.
"No Tempo Dos Girassóis" é o teu primeiro single. Fala-nos um pouco sobre ele.
Este tema é uma história de um amor de verão e quis que a música transmitisse isso mesmo, que fosse leve mas rica, fosse na sonoridade, no vídeo que a acompanha, ou na letra do tema.
Tive o privilégio de trabalhar com o Paulo Ribeiro que compôs a música e com fantásticos músicos como o João Nunes, o João Romão e o Gonçalo Filipe de Sousa. Quero muito que as pessoas que a ouçam, gostem e percebam um bocadinho da sonoridade que estou a construir.
Quais são as tuas ambições para o futuro?
Gostava de conseguir viver da música. tenho consciência que não é fácil mas vou lutar por isso e traçar o meu caminho! Sonho em ser um dos cantores mais conhecidos em Portugal e quem sabe levar a música alentejana para lá do nosso país. Um dos meus sonhos é conseguir encher um Coliseu Dos Recreios ou um Meo Arena.
O tema já está disponível para pre-save.